Manual FH16



Olá pessoal, bem vindos ao Manual do FH16.

Abaixo você tem o vídeo-manual do FH16, mas caso precise logo abaixo temos a versão em texto do mesmo.




Este manual é dividido em partes para facilitar a busca por funcionalidades do programa. Se você nunca utilizou o FH, indico começar pelo básico para então prosseguir para os passos mais complexos.

1 - Básico - Inserir, modificar e colorir itens
2 - Menu Inserir
3 - Menu Físico
4 - Menu Modificar
5 - Menu Colorir
6 - Menu Referência
7 - Menu Superior
8 - Menu Ordenar
9 - Menu Agrupar
10 - Menu Inferior


1 - Básico - Inserir, modificar e colorir itens

O FH16 é uma ferramenta de criação de personagens um pouco complexa, você poderá levar um tempo até se acostumar com todos botões e funcionalidades, então vamos começar do básico para que você possa ir pegando o jeito e assim evoluir nas suas criações.



A imagem acima é a página inicial do programa. Ela contém apenas umas poucas informações. Para prosseguir, clique em "Iniciar".





Você será direcionado para o programa, como mostrado na imagem acima. Este é o palco de criação do FH16, a folha em branco onde você vai criar os seus personagens.

Vamos começar com o básico do básico, o primeiro passo que é inserir itens. À direita temos o menu Inserir. É de lá que virá tudo para você criar seu personagem como cabeças, camisas, armas e até poderes especiais. Todas essas partes em separado, chamamos de "Itens".

Os Itens estão agrupados em Grupos e Subgrupos. São grupos onde os itens estão separados para facilitar na sua criação, por exemplo: selecionando o campo Cabeça você terá acesso a todos os tipos deste grupo, como cabeças de pássaro, de tigre, de cavalo, etc.

Assim que selecionado o Grupo e o Subgrupo, o menu de prévia de itens será atualizado e carregará todos os itens referentes ao grupo selecionado. Por padrão o FH vai mostrar para você todos os itens do tipo "Cabeça".



Você pode usar a barra de rolagem para ver todos os itens disponíveis. Sugerimos que aguarde até todos os itens carregarem para que você possa mudar o Tipo de Item.

Com o Tipo de Item já definido selecione seu item. Para inserir no palco, dê um duplo-clique sobre ele.





Pronto, com o duplo-clique seu item selecionado estará no palco, no meu exemplo acima, inserir uma cabeça de macaco.

Note que assim que seu item for inserido aparecerão uma indicação de seleção e vários quadradinhos pretos ao redor do item. Isto é o indicativo que este é o item que está Selecionado. Todas as alterações que você fizer nos demais menus surgirão efeito no item que estiver selecionado.

Você pode inserir quanto itens quiser (até seu PC aguentar), apenas selecionando no menu a esquerda e dando um duplo-clique. Para desselecionar o item é só clicar na área em branco do palco, e, para seleciona-lo novamente, é só clicar sobre ele.

Com seu item selecionado vamos a segunda parte do básico que é modificar os itens. Você pode modificar seu item basicamente de duas maneiras, utilizando o menu Modificar a direita ou usando as alças de modificação.

Vamos começar com o menu Modificar. Logo acima à direita existem vários botões, vamos nos concentrar nestes aqui por enquanto:



Estes são os botoes respectivos à Mover, Redimensionar, Rotacionar e Inclinar seu item (o óbvio Mexer, Aumentar/Diminuir e Rodar). Clique a vontade para modificar seu item (lembre-se de deixá-lo selecionado para isto). Os botões "R"  ao centro resetarão seu item a posição, tamanho, rotação e inclinação inicial. O restante das funcionalidades, veremos mais a frente.

Agora que terminamos o menu vamos as alças de modificação. Para mover é só clicar e arrastar seu item pelo palco. Para redimensionar, rotacionar ou inclinar é preciso encostar o ponteiro do mouse em uma das alças até que apareça um destes símbolos:


Daí é só clicar e arrastar para modificar seu item, redimensionando, rotacionando ou inclinando.

Para finalizarmos o básico é hora de colorirmos nossos itens. Para isto veja o menu Colorir à direita, logo abaixo do menu Modificar.





Para o básico utilizaremos somente esse controles de cor:





Com eles já vai ser possível colorir nosso desenho sem problemas, basta que o desenho esteja selecionado. Selecione então seu item e clique no primeiro controle, logo ao lado do número 1.



Assim que clicado, o controle abrirá uma paleta de cores para que você possa selecionar a que mais lhe agradar, clique sobre uma delas e veja seu item ganhar a respectiva cor.



Aqui, adicionado uma cor vermelha na cara do macaco que eu tinha colocado no palco antes. As cores do item estão separadas em 3 paletas, cada uma pintando uma área do item. Para que você possa entender melhor, pintei cada uma de uma cor diferente:


Por padrão, o Fábrica já pinta a linha e o sombreamento de acordo com a cor selecionada para o preenchimento, mas você está a vontade para selecionar outra cor que lhe agrade mais.

Você também pode digitar o valor da cor no campo ao lado e dar Enter, isso fará o item colorir da cor desejada. Aqui você pode encontrar uma infinidade de códigos de cores para utilizar. Lembre-sede que não é necessário inserir o "#" para utilizar a cor desejada.

Este é o básico da criação: inserir, modificar e pintar. Nos próximos blocos vamos ensinar umas funcionalidades, sugiro testar novamente esse primeiros passos antes de partir para a próxima.


2 - Menu Inserir

Com o básico você já pode partir para as funcionalidades de nível normal. Vou separá-las por menu para facilitarmos os procedimentos.

Como vimos anteriormente, o menu inserir é de onde vão partir todos os itens de sua criação, mas temos algumas configurações e funcionalidades neste menu que podem te ajudar a construir, vamos a elas.



O botão acima é o botão Excluir. Clicando sobre ele, o item Selecionado será retirado do palco. Fique atento! ainda não temos a função Desfazer, então seu item será deletado para sempre!



O botão acima é um recurso muito útil pra quem quer ganhar tempo em suas criações, é o botão Clonar. Clicar neste botão irá fazer uma cópia do item que está selecionado. Fará uma cópia exata, com as mesmas cores, posição, rotação e tamanho do original.


3 - Menu Físico



Este menu acima necessita de um pouco mais de atenção. É o menu de Físico. As vezes você quer fazer um personagem que seja mais alto que o padrão, ou mais forte, ou mais baixo, você quem decide. Para isso você pode utilizar o menu Físico.

Para abrir este menu, clique na aba logo ao lado do Menu Inserir.

Existem as seguintes opções, Normal, Magro, Forte, Jovem, Alto, Baixo e Custom. A opção Normal irá inserir os itens com as propriedades normais padrão do programa, as demais seguirão padrões adaptados para tipos diferentes de físico. A opção Custom irá inserir o item de acordo com os valores estabelecidos dos campos ao lado.

x = posição horizontal, y = posição vertical, w = largura e h = altura.



4 - Menu Modificar

Já explicamos alguns botões deste menu no básico, então vamos para os demais.



Note que a medida que você clica nos botões ou altera seu item, os campos acima mudam seus valores.

Estes são os valores numéricos referentes as modificações que você faz. Você também pode modificar os valores por aqui, digitando ou clicando nas setinhas ao lado de cada campo para aumentar ou diminuir.

Por padrão todos os itens começam na posição zero horizontal (X) e zero vertical (Y), então não se preocupe se aparecerem valores negativos no campo.

Já a largura (W) e altura (H), são referentes a porcentagem, sendo 100(%) o tamanho original de seu item.

A rotação (º) é medida em graus, indo de 0 até 360 (o valor pode ultrapassar, mas o aspecto visual é o mesmo).

A inclinação também é medida em graus.

Os botões ao lado de cada campo (um conta-gotas e uma latinha de tinta) são para copiar e colar valores, caso queira pegar valores de outros itens.

Ainda no menu Modificar temos os botões de Inverter, eles invertem e revertem o item selecionado na horizontal e/ou na vertical.



A direita do menu modificar fica a área de Camadas. Todos os itens inseridos no palco são organizados em camadas, uns em cima de outros.

O menu Camadas, serve basicamente para ordenar a visualização dos itens no palco. A medida que vão sendo criados, os itens vão se sobrepondo aos demais, quanto mais novo, mais a frente dos demais ele ficará, para ordená-los, usaremos os botões acima.

O primeiro botão "sobe" uma camada, ou seja ele trás o item selecionado um passo a frente. O segundo item "desce" uma camada, levando seu item um nível atrás.

O terceiro botão "sobe" todas as camadas, deixando o item selecionado a frente de todos os outros. O quarto e último botão "desce" todas as camadas, deixando o item selecionado atrás de todos os outros.

Você também pode selecionar o seu item pelo menu de camadas apenas clicando no nome dele.

Abaixo o menu de camadas existem dois botões, Esconder e Mostrar Item, útil caso queira esconder alguns itens para poder visualizar melhor o que esta criando.


5 - Menu Colorir

Já apresentamos algumas funcionalidades deste menu, então vamos para o restante.





Para cada uma das 3 cores do item, existem mais algumas opções de coloração. Seguindo a imagem acima temos: Cor de Preenchimento, Cor da Linha, Cor do Sombreado e Cor da Textura.

Cada uma delas vem com um campo de código (para inserir o valor da cor), um campo de opacidade, 100% para uma cor sólida e 0% para transparência total. Ao lado do campo de opacidade temos os botões que foram criados para que você possa copiar uma cor de um determinado item para que possa ser utilizado em outro. Os conta-gotas podem copiar somente aquela cor específica. As latas de tinta vão implementar as cores copiadas no item selecionado.

Logo abaixo das paletas principais temos a área de Copiar e Colar cores que vai copiar e colar todas as cores. O campo opacidade controla a opacidade total do item.

Na direta temos a seleção de duas paletas de cores, A para uma paleta mais completa e B para uma paleta mais simplificada (esta, original das versões anteriores do FH).

Logo ao lado, temos a funcionalidade Pintar. Com o botão On selecionado, o ponteiro do mouse se transformará em um balde de tinta para que você possa colorir cada item com as CORES SELECIONADAS NOS CAMPOS ao lado de cada cor.



Na parte inferior do menu Colorir você encontrará a seção de filtros. Aqui você pode aplicar um efeito de sombra, de brilho ou de desfoque em seu item, Você pode combiná-los e colocar mais de um.

Esta funcionalidade ainda não está 100%, então as cores dos filtros Brilho Externo e Brilho Interno não estão sendo salvas, ainda.


6 - Menu Referência

Este é o menu para abrir imagens de referência ao seu projeto. Para isso, abra o menu clicando na aba "Referência", logo ao lado do menu Colorir.



O menu referência será aberto. No campo imagem cole o endereço da imagem que você quer utilizar como referência, caso ela esteja online utilize a url, caso esteja em seu pc, utilize o caminho de pastas de onde ela está. Clique em OK, e sua imagem estará no menu referência.

Você pode utilizar mais de uma imagem, para limpar o menu, clique no X em vermelho.

Para pegar alguma cor da imagem, clique sobre ela e o campo cor pegara a cor automaticamente.



7 - Menu Superior

Este é o menu que possui algumas funcionalidades extras do programa também muito importantes para o criador.



Em Arquivo, temos funcionalidades referentes a salvar e abrir arquivos:



Novo: abre um arquivo novo em branco para uma nova criação.

Abrir: abre um arquivo .fh salvo previamente.

Salvar: salva o arquivo trabalhado em formato .fh.

Exportar Imagem: exporta o personagem em formato de imagem, selecionando o tamanho e formato do arquivo. Para salvar com fundo transparente, selecione uma opção em .png.



Na aba Ajuda, você encontrará:

Dicas: são os pequenos balões de dicas que mostram os nomes dos menus, botões e também os atalhos de teclado para as funcionalidades.

Manual FH16: Abre este manual.



Na aba Idiomas você encontrará as opções para os idiomas Português, Inglês e Espanhol.



Aqui você pode habilitar ou desabilitar a ferramenta de transformação.


8 - Menu Mascarar




Mascarar itens. Este é um passo que requer muita atenção do usuário, pois é bem complexo de se fazer, então vamos com calma para não assustar ninguém, certo?

Vou por um exemplo para ajudar, primeiro observe a imagem abaixo:



Temos um corpo amarelo e uma estrela azul. O que eu quero fazer é "mascarar" a estrela no corpo, ou seja, eu quero por a estrela azul dentro do corpo amarelo, como farei isso? Simples.

Primeiro vamos definir algumas coisas. O item que vai ser a forma externa, que vai dar a forma a outro item, vamos dar o nome de "Item Pai". E o item que vai "dentro" da forma se chamará de "Item Filho", ok?

No nosso menu Mascarar temos os campos referentes aos itens Pai e Filho, o Item Pai, sempre vai ser o item que está selecionado no momento.

Para inserirmos qual vai ser o item filho, clique no item que vai ser o filho e depois no botão Mascarar:



Este botão vai inserir o item selecionado no campo Item Filho. O meu menu ficou assim:



Item filho é a estrela azul (Forma B 1) e o item pai é o corpo amarelo (Corpo M1 0). Para mascarar agora é só clicar em um dos 4 botões: A, B, C ou D. Estes são os botões referentes as máscaras do Item Pai. Você pode mascarar até 4 itens filhos por item pai, sempre utilizando um por letra.



Veja como ficou o item com a estrela na máscara A, do corpo amarelo. Lembre-se: SEMPRE selecione o item pai antes de clicar nos botões A, B, C ou D, ou seu item filho vai ser mascarado em outro lugar.

Logo abaixo dos botões A, B, C ou D existem 4 outros botões que cancelam a máscara, retirando os itens filhos de dentro dos itens pai (que estiver selecionado).


9 - Menu Agrupar

Este menu consiste basicamente em agrupar itens para fazer modificações em vários deles ao mesmo tempo.



Para agrupar dois ou mais itens é necessário que você selecione um item por vez e clique na setinha apontada para o campo de grupo, esta área ao centro do menu.

Uma vez clicado, o nome do item, ficará na lista deste campo. Estar na lista não indica nada ainda, para que o sistema de grupos funcione, é preciso que o botão On esteja marcado. A partir disto as modificações acontecerão para os itens que estiverem no grupo. O grupo ficará próximo disso:



As modificações só ocorrerão também se um dos itens do grupos estiver selecionado.

O sistema de grupos funciona apenas para as seguintes funcionalidades:

- Posição, Tamanho e Rotação;
- Colorir (não funciona o copiar, colar e nem pintar);
- Mudar Texturas;
- Transparência;


10 - Menu Inferior

Para finalizar, vamos as últimas funcionalidades do FH.


Aumentar Zoom: Aumenta a visualização do palco.

Diminuir Zoom: Diminui a visualização do palco.

Zoom 100%: Ajusta o tamanho do palco em 100%, tamanho original.

Zoom Rosto: Ajusta o tamanho do palco focando no rosto do personagem.

Ajustar à Janela: Ajusta o tamanho do palco ao tamanho da janela do FH.

Sem Grid: Deixa o palco sem nenhum grid.

Grid 10px: Mostra um grid de 10px no palco (não aparece nos arquivos salvos imagem).

Grid 20px: Mostra um grid de 20px no palco (não aparece nos arquivos salvos imagem).

Grid 25px: Mostra um grid de 25px no palco (não aparece nos arquivos salvos imagem).


Comentários