Tutorial de Vetorização


Refazendo mais um tutorial, deixando agora ele no blog pro caso de o site do FH sair do ar.


Olá pessoal, bem vindos ao tutorial de vetorização.

Aqui vou apresentar as minhas técnicas de vetorização para ajudá-los nas concepções dos seus personagens.

Para este tutorial utilizei o programa Adobe Flash CS4 em português, por isso alguns atalhos e nomes podem estar diferentes, mas serve também para versões anteriores.

1 – Organizando e Preparando


Vamos lá, primeiro ato na construção do seu vetor é organizar bem a sua área de trabalho para que você consiga trabalhar melhor e mais rápido.

Abra o Adobe Flash e importe a sua imagem para o palco (Ctrl+R), caso precise redimensione a imagem com a ferramenta transformação livre (Q).

No meu caso peguei uma imagem da Viúva Negra feita pelo Sean Galloway:


Veja que a imagem ficou na minha camada 1. Para começar a criar eu preciso criar mais uma camada onde vou começar a desenhar, para isso clicarei no botão Nova Camada, eles ficam localizados bem abaixo das camadas.

Agora com as duas camadas eu vou renomeá-las para uma melhor identificação. A camada 1 chamarei de IMAGEM e a camada 2 chamarei de LINHAS, para isso é só dar um duplo clique no nome de cada camada e digitar.

Nossa área de trabalho está quase pronta para desenhar, só indico que bloqueie a camada IMAGEM para não ter algum problema futuro, para bloquear é só clicar no ponto que fica logo abaixo do cadeado.


2 - Começando o Vetor

Para fazer as linhas do vetor vamos utilizar a Ferramenta Linha(N).

A ferramenta linha é bem simples de se usar, é só clicar e arrastar, com isso ela vai fazer uma linha reta do ponto onde você clicou até o local onde você soltar o clique.

Para se fazer curvas é muito simples, depois da reta ter sido feita você pode "puxar" a linha fazendo uma curva, para isso utilize a Ferramenta Seleção (V), ou a Ferramenta Linha(N) com o Ctrl segurado. Desta forma é só puxar clicando e arrastando a linha. Faça alguns testes antes de começar a desenhar pra ir pegando as manhas.

Então vamos começar a fazer as linhas. Eu indico que troquem a cor da linha para uma cor mais viva que faça um bom contraste com as linhas da imagem, pois fica mais fácil de ver por onde você já fez o desenho, também é possível diminuir ou aumentar a espessura da linha pra melhor visualiação. Para trocar a cor da linha é só clicar em Cor do Traçado e selecionar a cor.

O truque para a vetorização é seguir as linhas do desenho fazendo retas e depois "puxando as curvas" para fazer o contorno total do desenho, veja o vídeo:



Muito bem, como você pode ver visto no vídeo acima eu fiz os contornos do desenho seguindo as linhas do corpo da personagem como se ela estivesse com um colan, também fiz algumas alteraçãos na mão e nos lábios, tudo para se adequar melhor ao desenho final que vou fazer, no caso, esta personagem:



Você pode ter visto no vídeo que também criei mais uma camada para me ajudar na criação, ela serve basicamente para que possa fazer linhas curvas que passam sobre as linhas da camada de baixo sem que uma não atrapalhe a outra. Vou utilizar essa camada para fazer as linhas do uniforme da minha personagem acima, veja o vídeo:



Com as linhas prontas eu corto as linhas da camada auxiliar (Ctrl+X), e colo na camada linhas (Ctrl+Shift+V), deixando todas as linhas nessa camada.


3 - Colorindo

Bem, depois das linhas vetorizadas é hora de preencher o desenho, para isso utilizaremos a Ferramenta Balde de Tinta(K). Agora posso selecionar todo o desenho Ctrl+A e mudar a cor de linha para preto e começar a pintura, para uma melhor visualização da pintura você pode ocultar a camada com o botão de ocultar do mesmo modo que o botão cadeado. Veja no vídeo abaixo:



Lembre-se de não deixar nenhuma linha desconectada pra deixa um preenchimento "aberto" pois ele não pintará, ou irá pintar outras áreas. Para isso você pode utilizar o botão quadradinho na lateral de cada camada.

Este botão mostra somente o contorno daquela camada em específico para ver se algum preenchimento está aberto.


4 - Fazendo Sombras e Reflexos

Para o sombreamento vou renomear a camada acima para SOMBRAS, depois seleciono o desenho da camada LINHAS, copio (Ctrl+c) e colo na camada SOMBRAS (Ctrl+Shift+V).

Após ter o desenho na camada SOMBRAS, eu bloqueio a camada LINHAS para não mecher nas cores. Assim, eu seleciono a camada SOMBRAS e deleto todos os preenchimentos da seguinte maneira: Ctrl+A para selecionar os preenchimentos e na escolha de cores eu escolho o quadrado riscado, isso retira todas as cores dessa camada.

Crio mais uma camada e nela vou desenhando linhas em vermelho para as sombras, veja o vídeo:



Depois de terminadar as linhas eu as corto (Ctrl+X) e colo na camada SOMBRAS e utilizo a cor preta (#000000) com Alpha 25% (transparência) para as sombras, depois retiro as linhas vermelhas. Repito o mesmo processo para reflexos, só que uso a cor branca (#FFFFFF) com Alpha 25% em uma nova camada. Lembrando que as camadas devem estar nessa ordem:

REFLEXOS
SOMBRA
LINHAS
IMAGEM


5 - Fazendo o Volume

Muito bem, agora está aqui um dos truques que utilizo em minhas vetorizações, o efeito de volume. Para se fazer esse efeito é muito simples. Primeiro você cria mais uma camada que será a camada VOLUME, nela você cola o mesmo desenho da camada LINHAS e retira as cores.

Para uma melhor visualização oculte as outras camadas com o ocultar. O truque está em utilizar um efeito degrade para preencher o desenho, para isso abra a aba Cor.

Ela fica na direita simbolizada por uma paleta de cores. Para fazer o degrade deve se mudar o Tipo para Linear, com isso você terá logo abaixo dois quadradinhos com setas eles são as cores iniciais e finais do degrade. No primeiro a configuração é Aplha 25% e #000000, no segundo deve ser Alpha 0% e cor #000000.

Sendo que com essa configuração o degrade será preto (#000000) indo do 25% até o 0%.

Agora é só pintar, você pode mudar a direção do degrade clicando e arrastando com o Balde de Tinta, veja o vídeo abaixo com o procedimento:



Muito bem, para finalizar esta parte eu vou deixar as linhas mais suaves para o desenho utilizando o Alpha nas linhas. Como você pode ver no final do vídeo acima, eu coloquei as linhas da camada VOLUME em preto (#000000) 25% e as demais camadas com preto (#000000) em 0%, deixando o desenho mais suave.


6 - Efeito de Brilho

Este é outro efeito bacana pra simular brilho, para isso selecionei na camada LINHAS somente os preenchimentos que queria que recebesse o brilho. Para selecionar utilizei a ferramenta de seleção e cliquei sobre as áreas segurando o Shift. Copiei estas áreas e colei (Ctrl+Shift+V) em uma nova camada chamada BRILHO.

Com os itens da camada BRILHO selecionado eu o transformei em simbolo (F8) e dei o nome de Brilho (outra hora explicarei o que são símbolos). Veja que agora eles fazem parte de um mesmo objeto.

Com este objeto selecionado eu vou na aba Filtros que fica na direita.

Para criar um novo filtro é só clicar no primeiro botão da esquerda logo abaixo e selecionar Brilho. Escolha a cor, o desfoque e a qualidade que quiser para seu brilho e estará ok. Veja o procedimento no vídeo abaixo:



Se depois você quiser alterar algo nesses preenchimentos com brilho é só clicar duas vezes sobre o objeto, para voltar é só clicar na setinha azul a esquerda.


7 - Projeto pronto

Pronto, agora veja as etapas do desenho:


E o projeto finalizado:


Bem, no mais é isso, depois vou melhorando esse Tutorial e colocando mais dicas.

Abraços!


Comentários

Cellru disse…
Valew Edu, era exatamente disso que eu precisava, agora vou praticar para poder colocar em prática minhas idéias.
Forte abraço!
blog de noticias disse…
Só quero saber que programa você usa pra vetorizar?
Mande um e-mail para guichamizo@hotmail.com com a resposta.
TutasGamer disse…
Tambem gostaria do programa
devia ficar aqui á vista de toda a gente
Anônimo disse…
Leia o post pelo menos blog de noticias.

"Para este tutorial utilizei o programa Adobe Flash CS4 em português, por isso alguns atalhos e nomes podem estar diferentes, mas serve também para versões anteriores."